quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reações Quimicas, Balanceamento por Tentativas

REAÇÕES QUÍMICAS

Para desenvolver o estudo das reações químicas devemos relembrar que este conceito esta associada á idéia de transformação, ou seja, á produção de novos materiais. A síntese da água, por exemplo, pode ser descrita assim:
Representando por uma equação química temos:

2H2(g) + O2(g) → 2H2O(l)

Os números que precedem as fórmulas são chamados de coeficientes e indicam a proporção entre as substâncias que participam da reação. Embora a proporção da reação de síntese da água é 2 : 1 : 2, o que proporção que como vimos pela lei das proporções Constantes.

DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES

A determinação dos coeficientes de uma equação química recebe o nome de balanceamento. Para balancear uma equação, devemos lembrar que a massa antes da reação é igual á massa depois da reação, ou seja, apesar de ocorrer um novo arranjo dos átomos a quantidade permanece a mesma.

Então balancear uma equação química ou acertar seus coeficientes, é igualar a quantidade de átomos de cada elemento participante o balanceamento: o de oxirredução que estudaremos na próxima postagem, e o das tentativas, que veremos a seguir.

MÉTODO DAS TENTATIVAS

Recebe essa denominação por que é um método empírico que consiste em colocar os coeficientes até se atingir a igualdade dos átomos. Apesar das tentativas e erros, é possível seguir uma sequência que facilita a determinação. Vejamos como balancear a equação a seguir:

N2 + H2 → NH3

Inicialmente observamos a quantidade de átomos de nitrogênio: no primeiro membro (reagentes), existem dois (N2), e no segundo membro (produto), apenas um (NH3). Para igualar o numero de átomos, devemos colocar o índice do N do primeiro membro como coeficiente do N do segundo, e o índice do segundo como coeficiente do primeiro:

1N2 + H2 → 2NH3

Agora vamos acertar a quantidade de átomos de hidrogênio no primeiro membro existem dois (H2) e no segundo, seis (2NH3). Então, devemos multiplicar o H2 por 3, e a equação ficará balanceada:

N2 + 3H2 → 2NH3

2 átomos de nitrogênio      →     2 átomos de nitrogênio
6 átomos de hidrogênio    →   6 átomos de hidrogênio


TIPOS DE REAÇÕES


As reações químicas podem ser classificadas segundo vários critérios. Vejamos quais.

1º) Quanto ao envolvimento de calor

a)    endotérmica (endo = para dentro; térmica = calor): reação que ocorre com absorção de calor.

CaCO3 → CaO + CO2
b)    exotérmica (exo = para fora; térmica = calor): reação que ocorre com liberação de calor.

2H2 + O2 → 2H2O + calor


2º) Quanto à velocidade

a)    Rápidas
Por exemplo, a combustão (queima) do álcool:

C2H6O + 3O2 → 2CO2 + 3H2O

b)    Lentas
Por exemplo, a formação da ferrugem:

4Fe + 3O2 → 2Fe2O3

3º Quanto à reversibilidade

a)    Reversível: Ocorre simultaneamente nos dois sentidos (o que indica pela dupla seta).

CaO + CO2 ↔ CaCO3

b)    Irreversível: Ocorre num único sentido.

NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3

4º quanto ás substancias participantes

a)    Síntese ou adição: reação em que duas ou mais substancias (simples ou compostas) originam uma única substância composta.

2CO+O2→2CO2

b)    Análise ou decomposição: Reação em que uma única substancia composta se desdobra 3em outras substancias simples ou compostas.

2HCl→H2+Cl2

c)    Dupla troca: reação em que duas substancias compostas produzem duas outras substancias compostas (o nome resulta do fato de as substancias permutarem entre si parte de suas estruturais).

HCl + NaOH → NaCl + H2O
NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3

d)    Simples troca ou deslocamento reação em que uma substancia simples reage com uma composta, produzindo outra substância composta e outra simples.

Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu

Obs.: Note que o ferro toma o lugar (desloca) do Cobre no CuSO4.

Um comentário:

Hellow, pessoal!

Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

Um grande abraço, aproveitem, deixe seus recados, mesmo que maliciosos!!