sábado, 7 de julho de 2012

SÉCULO 21. ERA DA INFORMÁTICA. EXISTEM PESSOAS QUE AINDA NÃO SABEM DISSO.


COMPUTADOR, COMO ELE FEZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA.

                O texto que vou publicar é encontrado no Wikipédia conforme endereço eletrônico abaixo. Meus caros e caras estamos em 2012, e gostaria de contar uma historia, uma passagem da minha vida, que hoje esta com 32 anos . Vivi na década de 80 tendo consciência que nos Estados Unidos um cara chamado de Bill Gates inventou um aparelho maravilhoso que se chamava computador. Nesta época o único computador da cidade era da Universidade Unisul que cabia em uma sala refrigerada só para ele, imagine o tamanho da encrenca.
               Na década de 90 fiz meu primeiro cursinho de computador, máquinas XP com disquetes flexíveis que não poderiam ser dobrados. Internet nessa época era ficção cientifica, tínhamos que buscar conhecimento na boa e velha biblioteca. A oferta após 1996 do material de informática foi assustador. Em 1998 meu pai comprou um Pentium 2 com 500 MHz de velocidade de processamento, uma loucura Poe tecnologia naquilo. Mas como o capitalismo é uma maquina voraz de market e dinheiro logo surgiram os computadores com velocidades superiores a 1 GHz, nossaaaaaaa, era o bicho. Em 2003 trabalhando como coordenador da qualidade da Água Mineral da Guarda, comprei meu primeiro computador, meu mesmo, com meu dinheiro. O dia que fui pegar meu computador coloquei o bichinho em baixo do braço, sabendo que ele era de última geração. Se tratava de um Pentium 3.0 GHz com 1 GBite de memória RAM, creeedododododo. Quando estava saindo da loja entrou o funcionário com uma caixa escrito 2.8 GHz DUO CORE, tentei tirar sarro do vendedor dizendo: Eiii amigo, meu computador é mais veloz que esse? Com toda educação ele me disse: Não senhor, este possui dois núcleos de processamento de 2.8 Ghz, portanto, possui quase o dobro do processamento do seu!
                
              Olha pessoal fiquei realmente triste, no entanto feliz porque sabia que o meu computador seria bem utilizado. Meus conhecimentos em informática não eram apenas básicos e em minha casa havia internet a rádio, mesmo sendo no interior de Tubarão. Eu estava acabando Eng. Química e tinha cursos básicos e avançados de rede, manutenção e programação. Nas empresas que já trabalhei todas elas precisei conhecer informática. No mundo, sua organização globalizada precisa de informática, vivemos em um mundo imediatista, como fala Mario Sérgio Cotella. Assista:
                Minha Mãe faleceu com 42 anos vítima de um Câncer na Glândula Suprarenal. E a tecnologia que até então ela viu foi o computador XP e aparelhos de fita K7 e LP disc. Uma noite estávamos escutando música em fita K7, ela se virou para mim e disse: “- OOOOH, André que tecnologia”. Sinto muita saudade dela e gostaria que ela pudesse conhecer os avanços tecnológicos hoje conhecidos.  O DVD e Bluray Disc, som e imagem digital, computadores, Ipad’s, Tablet, Note Books, internet Hi-Fi e warelles, Bluetooth etc. Ainda podemos falar sobre ligação voz e vídeo, a qual eu e minha família utilizamos para conversar toda noite, pois moramos em cidades diferentes e o cinema em três dimensões.  Baaaa!! Cinema em 3 D, o primeiro filme no cinema em 3D que assisti foi Harry Potter o último filme da saga. Que loucura, há se minha mãe estivesse comigo. O que ela me falaria? Se ela acompanhasse meu trabalho nas empresas que presto acessória química e também soubesse que estou utilizando Blog para ter um contato, extra sala, com meus alunos. O que ela falaria para mim?  Não sei o que reserva o futuro em termos de tecnológicos, mas reconheço que nossas vidas não poderão continuar as mesmas, sem conhecer os avanços tecnológicos estaremos mortos, analfabetos. Hoje não temos saída, temos que reconhecer as tecnologias, pois elas facilitam nosso dia a dia em diversas áreas. Por exemplo, amanhã é domingo e eu gostaria de fazer uma lasanha. Já peguei a receita fácil na internet.
                Em pleno século 21 não temos mais o direito de nos bloquear para o progresso. Não estamos ”mortos” pessoal. Tudo isso é um desabafo, quando soube que há alunos que em pleno século 21 não tem contato com recursos da informática e se propõe a não conhecer os recursos que o computador nos oferece. Tenho uma aluna, senhora de 59 anos, que adora conhecer estes recursos. Meu pai que nunca utilizou planilha eletrônica para seus controles hoje se rende aos encantos e utilizado muito a internet, como fico triste em saber que há jovens com 18 anos com o intuito e teimosia de não aderir a esses recursos. Haverá mudanças na vida desta pessoa, o que faz pensar que o jeito que ela realiza as tarefas é o único jeito do mundo. Somos um em 6.400.000.000 bilhões em 200.000.000 bilhões de estrelas na Via Láctea eu sou 1 professor desapontado. Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ. Só tenho que rezar e continuar cutucando estes alunos até que enfim suas mentes sejam tele transportadas ao novooooo século...
Um grande abraço a todos, sucesso, paz e realizações.
É o que deseja o professor;
André da Conceição Pereira  
profengquimico.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hellow, pessoal!

Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

Um grande abraço, aproveitem, deixe seus recados, mesmo que maliciosos!!