quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Exercícios Modelo Atômico.



Exercícios destinados aos alunos das escolas: 
E.E.M Annes Gualberto e E.E.B. Saul Ulyssea.
História do modelo atômico

Leucipodo e Demócrito, Dalton, Rutherford, Joseph Thomson, Niels Bohr.

Observação: Olá pessoal desculpa a demora do professor com a lista de exercícios. Gostaria de agradecer a paciência e a força de vontade em começar o estudo de química. O professor pode observar uma grande quantidade de acesso a partir da data organizada para inicio dos exercícios. Um grande abraço Boa sorte.

Pessoal esse questionário sobre “História do Desenvolvimento do Modelo Atômico” deve ser feito para entrega na próxima aula de química. Continua as mesmas equipes conforme selecionado em sala, o professor não vai separar por exercícios, ficando unicamente esta lista para resolver. Você deve copiar as perguntas e responde-las com auxilio de livros ou internet. O trabalho deve ser escrito e não impresso!

1- Porque Rutherford considerou a matéria descontinua. No que implica considerar a matéria descontinua?
  
2- Leucipodo, Demócrito e Dalton filosoficamente deduziram o que poderia definir a constituição da matéria. Quais foram as contribuições destes cientistas para o desenvolvimento do modelo atômico?

3- Desenhe o experimento de Rutherford descrevendo cada componente do experimento com suas funções.   

4- Mostre a razão que levou Rutherford a deduzir que o núcleo era formado por partículas positivas (prótons)?

5- O que é salto quântico e o que significa o fóton liberado por elétrons que retornam para sua camada de origem?

6- Desenhe o átomo de Rutherford (modelo sistema solar) e aponte a localização dos prótons, elétrons e nêutrons?

7- Qual o experimento deu a natureza elétrica para o átomo e por quê?

8- Qual a diferença e similaridades entre os átomos de Dalton e Thomson?

9- O que é o LHC, onde esta localizado e qual a sua finalidade?

10- O que seria a partícula Bóson de Higgs (Partícula de Deus) por que ela é tão importante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hellow, pessoal!

Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

Um grande abraço, aproveitem, deixe seus recados, mesmo que maliciosos!!