sexta-feira, 31 de julho de 2015

Exercícios Separação de Misturas.

01- Qual o processo mais adequado para separar a mistura de água e gasolina?
a) decantação usando funil de separação.        b) destilação fracionada
c) filtração     d) levigação     e) flotação
02- Na preparação do café a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação;      b) filtração e destilação     c) destilação e coação;
d) extração e filtração;             e) extração e decantação.
03 - Um funil de vidro com papel de filtro é um equipamento útil para,separar:
a) água de óleo     b) água de álcool     c) água de carbonato de cálcio (giz)    
d) água de cloreto de sódio     e) água de éter
04- A filtração a vácuo é utilizada quando se deseja:
a) acelerar o processo de filtração  
b) melhorar a qualidade do filtrado
c) separar componentes Iíquidos imiscíveis de uma mistura
d) separar componentes sólidos de diferentes tamanhos
e) separar componentes de uma mistura de Iíqüidos miscíveis.
05- Um modo conveniente para retirar a parte gordurosa do leite é o emprego de: .
a) destilação.       b) cristalização.     c) decantação.       d) centrifugação.     e) filtração.     
06- O sal de cozinha pode ser obtido da água do mar, através de:
a) centrifugação.     b) decantação     c) destilação.       d) evaporação.     e) filtração.
07- São dadas três misturas heterogêneas de sólidos:
I) arroz e casca          II) serragem e limalha de ferro          III) areia e cascalho
Os processos mais convenientes para separá-Ias, são, respectivamente:

I
II
III
A
levigação
imantização
ventilação
B
destilação simples
       Flotação
peneiração
C
ventilação
flotação
peneiração
D
peneiração
separação magnética
        flotação
E
peneiração
ventilação
centrifugação
Separação de Misturas Homogêneas (Soluções)
08- Os processos usados para separar as misturas gás oxigênio/gás nitrogênio e água/sal de cozinha são, respectivamente:
a) liquefação fracionada e destilação;      b) evaporação e condensação;     c) destilação e filtração;
d) sedimentação e liquefação;                e) centrifugação e cristalização.
09-  Dadas as informações:
a) o clorofórmio é um líquido insolúvel na água;
b) o álcool é solúvel no éter;
c) o liquido sulfeto de carbono dissolve o enxofre e não dissolve o carvão;
d) os gases metano e butano têm pontos de liquefação diferentes.
Faça a associação seguinte, relativa à separação das respectivas misturas.        .
1) Água + clorofórmio                       (  ) Destilação simples.
2) Álcool + éter                                (  ) Dissolução fracionada
3) Enxofre + sulfeto de carbono        (  ) Liquefação fracionada
4) Enxofre + água                            (  ) Separação magnética
5) Metano + butano                         (  ) Separação pelo funil de decantação
6) Enxofre + carvão                         (  ) Filtração
7) Ferro + carvão                             (  ) Destilação fracionada
10- Faça a associação correta entre as colunas, relacionando a(s) técnica(s) que deve(m) ser empregada(s) para separar os componentes de cada mistura a fim de obter todos os componentes:
Coluna I:
(1) Óleo + água
(2) Álcool + éter
(3) Sal + água
(4) Limalhas de ferro + areia
(5) Areia + cascalho
(6) Ar atmosférico
(7) Sal de cozinha + iodeto de chumbo (insolúvel em água) + água
(8) Óleo + água + sal
(9) Tinta preta
Coluna II:
a) Evaporação
b) Filtração
c) Destilação simples
d) Decantação
e) Destilação fracionada
f) Levigação
g) Decantação e destilação
h) Liquefação
i) Separação magnética
j) Análise cromatográfica ou cromatografia
k) Peneiração ou tamisação

l) Adsorção

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Hellow, pessoal!

Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

Um grande abraço, aproveitem, deixe seus recados, mesmo que maliciosos!!