sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dissociação Iônica e Ionização

Dissociação Iônica e Ionização
A partir das experiências do físico-químico sueco August Arrhenius, realizadas com a passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas, formulou-se a hipótese de que estas continham os íons, partículas carregadas. Diante disso, Arrhenius instituiu a teoria da dissociação iônica, baseado nos seguintes princípios:
- Segundo Arrhenius, os íons positivos, os cátions, os íons negativos, e os ânions são oriundos de determinadas substâncias dissolvidas em água.

- Duas soluções aquosas: uma de sal de cozinha (NaC?) e outra de soda cáustica (NaOH) foram utilizadas para experimentar a condutividade elétrica.

- O fenômeno da dissociação iônica foi comprovado por Arrhenius, quando verificou em ambos os casos a passagem de corrente elétrica associando-a a existência de íons livres nas soluções.

Dissociação iônica do NaC? em água, através desta reação podemos constatar que:
1. A água é uma substância constituída por moléculas polares, o pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio.

2. A solução iônica é obtida da interação entre H2O e NaC?.

3. Água de solvatação são as moléculas de água que abrangem os íons.

Arrhenius atentou para os seguintes fatos, ao experimentar a condutividade de compostos moleculares, como o açúcar (C12H22O11) e o ácido clorídrico (HC?):

- Concluiu que nessa solução não existem íons, devido à solução aquosa de açúcar não conduzir corrente elétrica. Sendo assim, o açúcar dissolveu somente na água.

- Concluiu a existência de íons livres, devido à condução de corrente elétrica pela solução aquosa de ácido clorídrico.

- O HC? é um composto constituído por moléculas, sendo assim os íons são formados mediante a quebra dessas moléculas pela água. Esse fenômeno é designado ionização.
Diferentes substâncias apresentam diferentes comportamentos quando colocadas na presença de um solvente. Algumas se dissolvem, outras não. Dentre aquelas que dissolvem, dois processos são bastante importantes: dissociação e ionização (dê uma lida nos textos Ligações Química e Solubilidade em Água para entender melhor do que vamos falar). A dissociação e ionização resultam em soluções que possuem uma característica comum: liberam íons na água, mas a origem desses íons é que diferencia um processo do outro.
Ligações iônicas ou moleculares
Como sabemos, as substâncias são formadas por moléculas e estas moléculas por átomos. A forma com que os átomos se ligam entre si é que varia podendo ser de forma iônica ou molecular. Quando as ligações são iônicas um átomo (ou grupo de átomos) transferiu de forma definitiva um ou mais elétrons de seu ligante para si, tornando-se um íon negativo e transformando o outro em íon positivo.  Um fica perto do outro por atração magnética. Nas ligações moleculares ou covalentes, os elétrons são compartilhados entre os ligantes e não há íons previamente formados. Compostos iônicos, ou seja, formados por ligações iônicas, já possuem íons e, quando colocados na presença de um solvente, ou quando fundidos - em estado líquido - separam os íons positivos dos negativos, seja pela solvatação promovida pelo solvente ou simplesmente pelo aumento da distância intermolecular.
Dissociação iônica
Nesse caso, em que já existiam íons e apenas os separamos, chamamos o processo de dissociação iônica, pois tudo o que fizemos, repito, foi separar íons pré-existentes. É o que acontece com os sais e as bases.
NaCl = Na+ + Cl-
CaCO3 = Ca2+ + CO32-
NaHCO3 = Na+ + HCO3-
LiOH = Li+ + OH-
Al(OH)3 = Al3+ + 3OH-
Importante: Compostos iônicos sofrem dissociação quando em solução e quando fundidos.
Ionização
Alguns compostos moleculares, como os ácidos, quando colocados em um solvente são "atacados" por esse solvente e acabam formando íons. Perceba claramente que não existiam íons na molécula original. Quando ela foi colocada na presença do solvente, este conseguiu por força magnética, "arrancar" um ou mais de seus átomos, mas, nesse processo, o átomo arrancado acaba tendo que deixar um elétron para trás, tornando-se um íon. Nesses casos, dizemos que houve uma ionização, pois uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los (livres no solvente). É o que acontece com os ácidos.
HCl = H+ + Cl-
H2SO4 = 2H+ + SO42-
H3CCOOH = H+ + H3>CCOO-
Importante: Substâncias moleculares que sofrem ionização só o fazem quando em solução. O processo não ocorre quando essas substâncias estão fundidas.
O que você deve lembrar
Sais e bases: por serem compostos iônicos, sofrem dissociação quando em solução ou fundidos.

Ácidos: por serem compostos moleculares, sofrem ionização quando em solução.
A dissociação ou ionização é de grande importância para o favorecimento da ocorrência de reações. É muito mais fácil promovermos reações com íons livres do que com moléculas agrupadas. Talvez seja por isso que, na sábia natureza, a esmagadora maioria das reações químicas - inclusive no nosso corpo - aconteça em solução. Além disso, íons livres permitem a passagem de corrente elétrica, o que, em casos como neurotransmissores é absolutamente fundamental.





1-(FGV-SP) Alguns compostos, quando solubilizados em água, geram uma solução aquosa que conduz corrente elétrica. Dos compostos abaixo:

I. Na2SO4         II. O2        III. C12H22O11        IV. KNO3     V. CH3COOH     VI. NaCl
Formam-se solução aquosa que conduz eletricidade:

a) apenas I, IV e VI.    b) apenas I, IV, V e VI.    c) todos.
d) apenas I e VI.    e) apenas VI.

2- Faça a associação correta:

a) Dissociação iônica.   b) Ionização.

I – HCl          II – NaCl       III - Na2S      IV – KOH      V - H2S
VI – NH3       VII – CaCl2       VII – NH4OH

3- (Cesgranrio-RJ) O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que deve à:

a) dissociação da água em H+ e OH-.
b) ionização do HCl formando H3O+ e Cl-.
c) transferência de elétrons da água para o HCl.
d) transferência de elétrons do HCl para a água.
e) reação de neutralização do H+ da água com Cl- do HCl.

4-  Julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos:

a) Algumas substâncias moleculares podem formar soluções iônicas quando dissolvidas em água.
b) A condutibilidade de corrente elétrica apresentada pelas soluções aquosas é explicada pela presença de íons livres na solução.
c) O HCl em solução aquosa não conduz eletricidade porque é molecular.
d) O HNO3 conduz corrente elétrica em meio aquoso.
e) O NaCl conduz corrente elétrica no estado líquido, sólido e em meio aquoso.
f) O NaOH conduz corrente elétrica em solução aquosa porque sofre ionização

5- Reconheça os óxidos, bases, sais e ácidos abaixo:
·        a) Pb(OH)2    b)  N2O5   c)  MgHPO4   d) H3PO2   e)Cl2O    f) KCl    g) KOH   h) CuO   i) H4P2O7                   
j) Mn(OH)4    l) FeO   m)FeSO4   n) As2O3  o) NaCNO   p) CO2    Q) Sr(OH)2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hellow, pessoal!

Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

Um grande abraço, aproveitem, deixe seus recados, mesmo que maliciosos!!