sábado, 31 de outubro de 2015

Avaliação Termoquímica para o 2 ano do ensino médio Escola Engenheiro Alvaro Catão

E.E.B Engenheiro Álvaro Catão

Questões para os alunos do 2º ano 01 e 02. Matutino e Vespertino

Entrega por email: pereiraeqm@gmail.com até 4ª feria dia 04/11/2015.

Questões de termoquímica, fatores que alteram a entalpia.

1) O que e termoquímica, qual o objeto de estudo desta ciência?

2) Se há uma lesão em um jogador e devemos resfriar a área lesionada, qual das substancias abaixo devo utilizar?
 ---->a) CaCl(l) + H2O(l)                 CaO(aq) + HCl(aq)      ∆H= -26 KJ/mol

b) NH4NO3(s) + H2O(l)      ----->        NH4NO3(aq)  ∆H= + 82 KJ/mol

3) (UF-2004) Se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se CORRETAMENTE pelo fato de que a evaporação da água.

A) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.
B) é um processo endotérmico e retira calor do corpo.
C) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.
D) é um processo exotérmico e retira calor do corpo.


4) Complete com os nomes das mudanças de fases, indicando quais são endotérmicas e quais são exotérmicas? (Ex: Fusão, Ebulição, Exo ou endo Etc...).
Líquido para sólido:___________________________________________.
Sólido para líquido:____________________________________________.
Vapor para líquido: ___________________________________________.
Líquido para vapor:___________________________________________.
Naftalina(s) para Naftalina(g):_______________________________________.
Sublimação na Fabricação de Gelo Seco: ______________________________.


5) Classifique os fenômenos em endotérmico ou exotérmico.

a)                  A sensação de frio que a cetona causa na pele.
b)                 Entalpia negativa.
c)                  Vaporização do vinhedo da Ulha.
d)                 Fusão
e)                  Sensação de refrescância do “Gelol” aplicado a pele.
f)                  Sublimação do gelo seco ao ser utilizado em festas, em bebidas ou decoração.


6) Coloque em ordem decrescente de energia os estados físicos.

Vapor, Líquido, Plasma e sólido.

7) Qual a energia necessária para transformar 1 mol de água no estado sólido para 1 mol de água no estado liquido?

H2(g) + ½ O2(g) à H2O(g)

↓   ∆H=-265,37 KJ/mol

H2O(s) Inicial

↓     ∆H=+285,37 KJ/mol

H2O(v) Final



∆H= Hf - Hi


8) Considere as transformações:

                 I                              II                                     III
H2O(s)      →           H2O(l)      →            H2O(v)             →       H2O(l)

Onde ocorre a transformação endotérmica?


9) (UFB-2015) A relação entre mudança química e energia apresenta-se de diversas formas, tornando-se necessário o conhecimento de conceitos importantes da termodinâmica, que é a área da Química que se preocupa com o estudo da energia e suas transformações. Nesse sentido, considere as seguintes proposições:

I. Variação de entalpia é a medida da quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação química, à pressão constante.
II. Equação termoquímica é a equação química acrescida do valor da variação de entalpia da reação.
III. Entalpia molar padrão de formação é a variação de entalpia que ocorre na formação de 1 mol da substância no seu estado padrão, a partir das respectivas substâncias simples também no estado padrão.

Está(ão) correta(s):

a) todas       b) nenhuma        c) apenas I e II        d) apenas II e III     e) apenas I e III      f) apenas II


10) Leia o texto abaixo e responda, segundo o texto, o inferno é exotérmico ou endotérmico? Não esqueça de justificar!

Endotérmico ou Exotérmico?

Pergunta feita pelo Profº Ademir, do Instituto de Física da  UFBa, em sua prova final do curso de maio de 2001. Este doutor é reconhecido por fazer perguntas do tipo: "Por que os aviões voam?" em suas provas finais. Sua única questão na prova final de maio de 2001 para sua turma foi: "O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta."

Vários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle, ou em alguma variante da mesma. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte: “Primeiramente, postulamos que se almas existem; então elas devem ter alguma massa”. Se elas têm, então um conjunto de almas também tem massa. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno? Então podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno ela nunca mais sai. Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a elas, você vai para o inferno...

Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. 

Existem então duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que a almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.
2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.

O aluno Ursino (Vulgo: Genildo) tirou o único 10 na turma.

Obs.: O texto foi modificado um pouco do original por uma questão mais humorística poderíamos também trocar a palavra inferno por Céu, devemos nos prender a questão de fenômenos exotérmicos e endotérmicos. Não querendo retirar o mérito da criação do mesmo. 
  

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Sejam bem vindos alunos e afins, tenho como objetivo dar uma maior dimensão do que é trabalhado em sala de aula e laboratórios de química experimental montados nas escolas que trabalho.

Neste blog teremos todo o conteúdo que é trabalhado no ensino médio, bem como planejamento e conteúdos referenciados, sem cópias. E ainda serão disponibilizadas para os alunos, listas de exercícios para a verificação de aprendizagem. Para que este blog tenha seu diferencial, serão postados vídeos aula para alunos e seguidores, para facilitar o estudo em casa. Serão postados os trabalhos realizados pelos alunos em laboratório e ainda, teremos que abrir um espaço para as novas tendências da química e física moderna.

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